Justiça rápida: médica do Hospital Heliópolis (HH) conquista auxílio-moradia em 2 Meses!

O ditado “A justiça tarda, mas não falha” precisará ser reescrito, porque recentemente uma médica residente conseguiu na Justiça o direito ao auxílio-moradia em apenas dois meses! O prazo surpreendente caso reforça a importância de conhecer seus direitos e agir rapidamente para garanti-los.

A médica residente é Clínico Geral com formação pelo Hospitalar Heliópolis (HH) tendo iniciado suas atividades em 2022 e se formado em 2024. Como o Hospital não oferece moradia para os médicos residentes, ela buscou advogados especializados para ingressar com a sua ação de indenização.

O processo foi distribuído em 01/122024 e a sentença favorável saiu em 10/02/2025.

Sempre atuamos para acelerar ao máximo o processo e compensar a morosidade inerente ao judiciário. Da data que o cliente assina a procuração, temos uma meta de petições iniciais protocoladas em até 5 dias. No curso da ação, acompanhamos cada ato e nos pronunciamos antes de mesmo de sermos intimados. Com isso, só na etapa da réplica à contestação conseguimos encurtar o processo em quase 4 meses.
Fábio Barreto – sócio do escritório Fábio Barreto Advocacia

A decisão, baseada na Lei nº 6.932/1981, determinou que, na ausência do fornecimento de moradia in natura, a instituição deve pagar o valor correspondente em pecúnia, equivalente a 30% da bolsa-auxílio do residente. Esse é um direito garantido por lei, mas que muitas vezes não é cumprido, obrigando os profissionais a buscarem soluções judiciais.

No caso dessa médica residente, os valores ultrapassam 35 mil reais!

Esse caso serve como exemplo para outros médicos residentes que possam estar na mesma situação. A rapidez da decisão é um indicativo de que a Justiça tem compreendido a urgência da questão, proporcionando respostas eficientes aos profissionais que necessitam desse suporte financeiro.

Se você é médico residente e não está recebendo o auxílio-moradia garantido por lei, procure orientação jurídica especializada. A Justiça tem demonstrado celeridade nesses casos, garantindo que seus direitos sejam respeitados no menor tempo possível!

Clique aqui para acessar a sentença